domingo, 7 de fevereiro de 2016

ZÉ TARTUIANO com LUIZINHO, LIMEIRA E ZEZINHA (e Coqueiro)

ZÉ TARTUIANO com LUIZINHO, LIMEIRA E ZEZINHA e com a participação de Walter Raymundo, o Coqueiro, irmão de Luizinho e Limeira. Talvez seja esta gravação de “Zé Tartuiano” a única moda sertaneja, do cancioneiro caipira, cantada, na íntegra, em três vozes, e três vozes masculinas, pelos três irmãos; Luiz Raymundo (Luizinho), Ivo Raymundo, (Limeira) e Walter Raymundo. O Walter adotou este nome artístico de Coqueiro no início de sua carreira, isto nos meados dos anos 50, quando formou uma dupla muito simpática com a cantora Belinha – Coqueiro e Belinha. Mais tarde seu pseudônimo foi alterado para Zé Coqueiro, e formou uma nova dupla com a Filoca (A Jaci do duo Yaraí e Jaci). E a dupla Zé Coqueiro e Filoca participou de vários filmes, dois deles com o cantor Sérgio Reis; “O Menino da Porteira” e “Mágoa de Boiadeiro”. 

“Zé Tartuiano” é Moda Campeira, de autoria de Anacleto Rosas Júnior, o inventor deste gênero musical – Moda Campeira – que teve em Palmeira e Luizinho, depois em Luizinho, Limeira e Zezinha, seus legítimos criadores que foram chamados “Os Criadores da Moda Campeira”. A primeira gravação de “Zé Tartuiano” foi feita por Palmeira e Luizinho, em 1.952, na RCA Victor. Esta gravação com Luizinho, Limeira e Zezinha com a participação de Walter Raymundo aconteceu onze anos depois, na Odeon, disco R-135 editado pelo Selo Orion em abril de 1.963.

MIL E QUINHENTAS CABEÇAS com NENETE, DORINHO E NARDELI

MIL E QUINHENTAS CABEÇAS – Moda Campeira com NENETE E DORINHO – É mais um ótimo trabalho do Compositor Anacleto Rosas Júnior, o inventor da Moda Campeira. Esta moda surgiu em 1.952 e foi gravada por aqueles que eram denominados “Os Criadores da Moda Campeira” – Luizinho, Limeira e Zezinha. Isto quando o Nenete fazia parte do trio e usava o nome de Limeira. Não foi um grande sucesso, mas teve uma boa repercussão. Dezessete anos depois, o Nenete, talvez sentindo saudade dos velhos tempos, decidiu resgatar a moda, incluindo-a no repertorio de Nenete e Dorinho. Foi uma boa ideia, pois “Mil e Quinhentas Cabeças” merecia mesmo este resgate. Também não foi um grande sucesso, mas valeu a pena a iniciativa. A gravação com Nenete e Dorinho foi feita na RCA Victor. Faz parte do long-play CALB-5226 “Novos Sucessos de Nenete e Dorinho” – lançado pelo Selo RCA Camden em 1.969.

Biá e Dino Franco _ Ano: 1977 Composição: (Anacleto Rosas Jr.)